Doenças da pele

DERMATITE SEBORRÉICA

O que é dermatite seborréica?

A dermatite seborréica também é conhecida popularmente como caspa e atinge cerca de 60 a 90% dos adultos, em menor ou maior grau.

É uma condição que ocasiona inflamação crônica da pele e tem como características coceira, vermelhidão e descamação. As regiões mais comuns de aparecimento são áreas que contém maior número de glândulas sebáceas, como couro cabeludo, sobrancelhas, nariz, orelhas e tórax.

Nos recém nascidos surgem crostas amareladas ou marrons no couro cabeludo e é conhecida como crosta láctea, sendo uma condição inofensiva e temporária.

Quais as causas da dermatite seborréica?

Acredita-se que a dermatite seborréica tem origem genética e tem como principais fatores desencadeantes ou de piora o estresse e ansiedade, banho quente, clima frio, bebidas alcoólicas, uso de bonés e chapéus, dormir de cabelos molhados, uso de cremes ou géis na raiz do couro cabeludo e uso de alguns medicamentos.

A presença do fungo Pityrosporum ovale também pode desencadear a inflamação da dermatite seborréica. É importante saber que não é uma doença contagiosa e não é causada por falta de higiene.

O diagnóstico é feito pelo dermatologista para diminuir a frequencia e a intensidade das crises, geralmente com resultados satisfatórios.

Qual o tratamento?

O tratamento é baseado em evitar fatores de piora, uso de xampus específicos e, em casos mais intensos, uso de corticóides tópicos ou imunomoduladores.

O paciente deve agir em conjunto com o tratamento, evitando o consumo de bebidas alcoólicas, banhos muito quentes, além de tomar medidas para reduzir e controlar o estresse.

A dermatite seborréica, também chamada de eczema seborréico, é uma inflamação crônica que se manifesta em áreas da pele que contêm grande número de glândulas sebáceas, como couro cabeludo, sobrancelhas, orelhas, nariz e tronco.

Seus sintomas costumam surgir gradualmente e podem variar desde uma leve descamação à formação de placas vermelhas e descamativas. No couro cabeludo, surgem os flocos secos que conhecemos como caspa. Em alguns casos, também há presença de coceira.

Existem vários fatores que podem desencadear ou agravar as crises, como estresse intenso, baixas temperaturas do ambiente, banho quente, dormir de cabelos molhados, abafar o couro cabeludo (por exemplo, uso de toucas, bonés ou capacete), alterações hormonais, bebida alcoólica, entre outros. A causa da doença ainda não é totalmente conhecida pela ciência, mas estudos apontam uma origem genética.

Embora a dermatite seborréica não tenha cura, podemos controlar seus sintomas de forma eficaz com medidas simples, como o uso de shampoos com ativos seborreguladores, adstringentes e antifúngicos. Já em casos mais graves pode ser indicado o tratamento tópico com antifúngicos, corticoides e inibidores de calcineurina.