Doenças da pele

PINTAS

Pintas ou nevos melanocíticos são manchas planas ou elevadas, que podem ser da cor da pele, marrom claro, marrom escuro ou enegrecidas. As pintas podem aparecer já ao nascimento (são os chamados nevos congênitos) ou serem adquiridas. Algumas podem ter mais de uma cor e podem ter pelos.

Predisposição genética e exposição solar são os fatores que fazem algumas pessoas terem mais pintas do que outras. A maioria das pintas são benignas, mas podem ter o potencial de se transformarem em câncer de pele, sendo por isso importante o acompanhamento com o dermatologista e a realização do exame da dermatoscopia.

Muitas vezes os primeiros sinais do melanoma são o surgimento de uma pinta nova ou pintas pré-existentes com modificação de tamanho, forma ou cor. Portanto, mesmo uma pinta de nascença, pode modificar e se transformar em câncer de pele. A suspeita é feita após o exame da dermatoscopia em consultório médico e confirmado após o exame da biópsia de pele.

A regra “ABCDE” ajuda o paciente descrever as características de uma pinta suspeita:

  • A (Assimetria): a forma de uma metade da pinta não corresponde à outra metade
  • B (Bordas): bordas da pinta irregulares ou mal definidas
  • C (Cores): pintas com mais de 2 cores
  • D (Diâmetro): mudança no tamanho, geralmente um aumento. Os melanomas podem ser pequenos, mas a maioria é maior que 6 milímetros de diâmetro
  • E (Evolução): mudança da pinta nas últimas semanas ou meses

Caso tenha algum desses sinais de alerta, procure sempre um dermatologista.