A flacidez é uma das consequências do processo natural de envelhecimento. Na face, esse processo de envelhecimento está ligado principalmente a estes fatores: diminuição de colágeno (substância importante para a sustentação da pele), atrofia da musculatura, frouxidão de ligamentos, diminuição de gordura facial e reabsorção óssea.
A flacidez corporal também não tem uma única causa. Na maioria dos casos, ela é um reflexo da associação entre a flacidez de pele, que ocorre devido à queda na produção das fibras colágenas, e à flacidez muscular.
Apesar de ser resultado do próprio processo de envelhecimento, a flacidez pode ser agravada por uma série de fatores, como genética, sedentarismo, tabagismo, alterações hormonais, exposição excessiva ao sol, má alimentação, oscilações de peso, dentre outras coisas.
Para tratar qualquer tipo de flacidez, investir em procedimentos que promovam o estímulo de colágeno de forma intensa e gradativa é sempre uma boa pedida. Entre eles, temos os bioestimuladores de colágeno, ultrassom microfocado, radiofrequência, lasers e fios de sustentação ou PDO (polidioxanona).