Procedimentos estéticos

CELULITE

A celulite, chamada de hidrolipodistrofia ginóide, são aquelas irregularidades e buraquinhos indesejados na pele, que proporcionam uma aparência parecida com uma casca de laranja.

É importante diferenciar de uma outra condição de pele também chamada celulite e que é uma infecção bacteriana de pele. Esta última causa vermelhidão, dor e inchaço, sendo mais comum nos membros inferiores e necessita de tratamento com antibióticos para melhora.

Neste tópico vamos nos ater à celulite estética (hidrolipodistrofia ginóide).

O quadro atinge cerca de 90% das mulheres após a puberdade, independentemente da sua composição corporal. Ainda não se sabe a causa exata da celulite, que pode ser desencadeada por múltiplos fatores, como predisposição genética, má alimentação, sedentarismo, flacidez, alterações circulatórias, problemas hormonais, tabagismo e pouca ingestão de líquidos.

Por se tratar de um problema crônico, seu controle depende de uma alimentação balanceada, exercícios físicos e tratamentos dermatológicos continuados. Entre os procedimentos mais indicados, estão os bioestimuladores de colágeno, a radiofrequência, o ultrassom microfocado e a subcisão das lesões fibrosas.