Os eczemas são inflamações da pele, agudas ou crônicas, que podem causar dor e coceira e se caracterizam pelo aparecimento de vermelhidão, inchaço, secreção de líquido, vesículas (pequenas bolhas), crostas (casquinhas) ou descamação na pele. Geralmente, os eczemas são agrupados da seguinte forma:
1. ECZEMA OU DERMATITE ECZEMATOSA DE CONTATO
É causado pelo contato da pele com alguma substância irritante ou que cause uma reação alérgica. Neste caso, geralmente o eczema localiza-se na parte do corpo que entrou em contato com o agente desencadeante. Com relação à causa, pode ser classificado em:
Causada pela ação cáustica de substâncias irritantes na pele. Não é necessário que tenha tido exposição prévia à substância causadora, ou seja, um único contato com já pode desencadear irritação na pele. Diferente de quando ocorre alergia, que é necessário que tenha tido pelo menos uma exposição prévia.
Exemplos comuns dessas substâncias irritantes são:
É considerada uma reação alérgica em contato com determinada substância que já entramos em contato alguma vez na vida, geralmente mais recente, mas pode ter sido há alguns anos atrás.
Este contato prévio, desencadeia uma reação imunológica (reação de hipersensibilidade do tipo IV), que em uma posterior exposição desencadeia a reação alérgica.
A pessoa pode ficar sensível depois de um único contato com a substância ou somente depois de ter tido vários contatos.
Substâncias comuns são:
Tem o mesmo mecanismo que a dermatite de contato irritativa, com a diferença que a substância se torna irritante com a exposição ao sol. Um exemplo clássico é quando a pessoa mexe com limão, fica resquícios na pele e tem exposição ao sol, causando um aspecto de queimadura.
Esta irritação que ocorre com algumas plantas e frutas ao se ter exposição solar é chamada de fitofotodermatose.
Tem o mesmo mecanismo que a dermatite de contato alérgica, com a diferença que a substância adquire propriedades de causar alergia após modificações estruturais causadas pela radiação solar.
Exemplos comuns acontecem após aplicação de alguns cremes ou pomadas e exposição ao sol, como alguns antialérgicos, antiinflamatórios, e antimicóticos.
2. ECZEMA OU DERMATITE ECZEMATOSA ATÓPICA
Ocorre em pacientes que têm dermatite atópica.
3. ECZEMA OU DERMATITE NUMULAR
A causa é desconhecida, provavelmente por múltiplos fatores, sendo comum um componente de infecção por bactérias, formando “casquinhas” amareladas (chamadas de melicéricas).
É mais comum em adultos e idosos, tende a piorar no inverno e frequentemente está associado com o ressecamento da pele.
4. ECZEMA OU DERMATITE DE ESTASE
Ocorre pela estase do sangue nas veias das pernas, sendo as causas mais comuns:
5. ECZEMA DISIDRÓTICO OU DISIDROSE
Aparecem pequenas bolhas (chamadas vesículas), nas mãos e nos pés, principalmente nos dedos, que coçam bastante e tem caráter recidivante.
As principais causas são:
6. ECZEMA OU DERMATITE ECZEMATOSA DECORRENTE DE UMA FAMACODERMIA
Ocorre por uma reação medicamentosa
O diagnóstico é feito pelo médico dermatologista baseado no aspecto das lesões e no histórico de substâncias que a pessoa pode ter sido exposta. Se a suspeita for de dermatite de contato alérgica e não for encontrada a substância, pode ser solicitado o teste de contato (ou patch test) para auxílio do diagnóstico.
O tratamento começa com o afastamento imediato do agente desencadeante. Além disto, podem ser utilizados antialérgicos via oral, medicamentos tópicos com corticoides e hidratantes para controlar a coceira e recuperar a pele danificada.